14 Fev 2020
Congresso da CGTP

Manhã no Seixal integrando a delegação do PS e do nosso grupo parlamentar presente no XIV Congresso da CGTP-IN, uma importante central sindical com quem temos as melhores relações. Este Congresso marca a saída de Arménio Carlos, com quem reuni inúmeras vezes ao longo dos últimos anos.

Nem sempre concordando com ele, é um homem bom e um sindicalista esforçado, bem preparado e firme na defesa dos seus valores, que dirigiu a CGTP durante anos duríssimos para os trabalhadores, regressando agora ao seu lugar de operário na Carris. Homens como ele prestam um importante serviço à nossa democracia.

Deixo uma saudação especial para os meus camaradas da tendência socialista e dirigentes da CGTP, o Carlos Trindade e o Fernando Gomes.

13 Fev 2020
Viva o General sem Medo!

Humberto Delgado, o «General sem medo», foi assassinado há 55 anos pela PIDE.

Um dos momentos mais marcantes da sua campanha presidencial e da história da oposição à ditadura de Salazar aconteceu na cidade do Porto a 14 de Maio de 1958, quando uma multidão estimada em 200 mil pessoas foi receber apoteoticamente Humberto Delgado e a sua centelha de esperança. «O meu coração ficará no Porto», disse então o General.

Hoje, para além de uma Praça com o seu nome e de uma estátua em sua homenagem, devemos lembrar o seu exemplo e de todos os que, erguendo-se contra a ditadura, morreram às suas mãos.

12 Fev 2020
13 anos do referendo à IVG

Passaram ontem 13 anos da vitória de uma luta na qual uma boa parte da minha geração se formou civicamente ao longo de muito tempo.

 À distância de mais de uma década, num país com uma democracia mais madura, sabemos que o número de abortos desceu significativamente: isso é sinal, entre outros, dos avanços nos cuidados de saúde e da rede primária do SNS, de uma sexualidade mais consciente e da eficácia da contracepção. Mas sabemos também que hoje já nenhuma mulher morre a fazê-lo em condições indignas, que ninguém o usa como contraceptivo e que ninguém vai preso por fazê-lo.
 
Demonstrámos que era - e é - possível liberdade com responsabilidade. É a base de um país mais desempoeirado no qual os princípios morais de uns, obviamente respeitáveis, não podem determinar limites à liberdade e autodeterminação dos outros. E vice-versa.
 
 
 
09 Fev 2020
Um mandato desafiante

Há uma semana foi assim na noite das eleições no PS Porto. A nossa primeira Comissão Política Concelhia para instalação e eleição de todos os órgãos realizar-se-á no dia 21 de Fevereiro. Será um mandato desafiante para todos. Ao trabalho!

(Mais fotos)

06 Fev 2020
OE2020

Está aprovado, após muitas semanas de trabalho, o Orçamento do Estado para 2020. Avançamos!

01 Fev 2020
Eleições no PS Porto

O PS Porto foi hoje a votos e decidiu: cerca de 800 militantes votaram na nossa candidatura, 95% dos que foram às urnas.

Fico muito feliz pelo resultado, pela afluência eleitoral e pela dimensão da votação que demonstra a enorme vitalidade e força dos socialistas do Porto. Cumpriremos tudo aquilo a que nos propusemos. O trabalho começa agora.

Obrigado a todos!

Links