28 Mar 2019
Universidade Sénior de Rio Tinto

A Universidade Sénior de Rio Tinto esteve na Assembleia da República. Devidamente capitaneada pelo nosso camarada Nuno Fonseca, sempre presente e dinâmico.

26 Mar 2019
Na despedida do João Vasconcelos

A partida do João Vasconcelos é muito cruel. Parece impossível que tenha acontecido tão cedo e tão prematuramente a alguém que pulsava tanta energia, vida, entusiasmo. Era imparável. Chegava a ser desconcertante na forma como ultrapassava quaisquer problemas e obstáculos. “Melhor feito do que perfeito”, repetia e lembrava. Tenho lido muitos testemunhos por aqui de tantos amigos e gente com quem ele se cruzou. É uma bonita forma de ser homenageado. Haverá milhares delas com cada um.

Aí por 2013 ligou-me para ajudar a arrancar com a ideia de uma “Startup Porto” inspirada naquela que foi talvez a criação que mais gozo lhe deu na rua da Prata. Queria estruturar o embrião da coisa e entregá-la aos “gajos do Porto”, porque de outra forma, dizia, não ia funcionar. Veio ao Porto muitas vezes, corremos várias ruas para arranjar a sede perfeita, falámos com muita gente e fechámos acordo para um prédio ali na zona dos Poveiros. O projecto acabou por não avançar por várias razões, especialmente as funções assumidas em 2015, mas o que mais lhe interessava era o lado vivencial, de impacto na comunidade, de cor, partilha, amizade. Não seria, nunca foi, uma coisa cinzenta e burocrática. Isso sugava qualquer intensidade ou, numa palavra, a vida.

O mundo entretanto avançou. Em 2015 tornou-se num dinâmico e extraordinariamente reconhecido Secretário de Estado, que colocou novos temas na agenda, dinamizou e desburocratizou. Foi sempre um criador. Quando saiu do Governo por causa de uma razão estúpida, tão pequenina como o país por vezes pode ser, perdeu Portugal.

E agora, inesperadamente, perdemos todos. Até sempre, João.

08 Mar 2019
8 de Março

Dia Internacional da Mulher. 
Dia de erguer os punhos. 
Dia de luta e de embalo para as lutas, partindo da consciencialização da desigualdade estrutural que atinge as mulheres por serem mulheres. 
Dia de emancipação. 
Dia de lembrar o muito que ainda temos de percorrer. Pela igualdade salarial. No combate à precariedade que atinge mais as mulheres. Contra a dupla jornada. Pela representação pública, nas empresas, nas instituições. Contra a violência física e doméstica. Contra o assédio. Contra os papéis tradicionais que humilham e menorizam. 
Pela possibilidade de dizer sim e não. 
Pelo direito de cada menina a ser a mulher que a realize. 
Viva o feminismo. 
Viva a luta das mulheres que é a luta de todos os homens decentes!

06 Mar 2019
Cedência do Quartel Monte Pedral no Porto

A acompanhar o Primeiro-Ministro na cerimónia de cedência do Quartel do Monte Pedral à Câmara do Porto, para aqui dinamizar o mercado de arrendamento para as classes médias e promover alojamento universitário.

Trata-se de uma área de 25 mil metros quadrados, equivalente a duas Avenida dos Aliados, com um valor de mercado superior a 50 milhões de euros que foi entregue à cidade sem contrapartidas.

Esta autarquia tem vindo a fazer um ataque feroz à descentralização. Pois hoje teve um exemplo prático do que o Governo do PS está a fazer, promovendo a subsidariedade, a gestão local e a descentralização.