12 Mai 2019
Debate sobre emprego e formação profissional

No próximo dia 15 de Maio terá lugar na Federação Distrital do Porto um debate no âmbito da campanha para as eleições europeias, organizado pela Sectorial do IEFP, subordinado ao tema da agenda europeia para o emprego e formação profissional.

Darei o meu contributo ao lado dos nossos candidatos ao Parlamento Europeu e da coordenadora desta Secção.

11 Mai 2019
A vergonha José Berardo

Assisti ontem, na AR TV, a toda a audição a José Berardo. Os deputados que procuraram obter os esclarecimentos sobre o que fez e como obteve o dinheiro que é indirectamente de todos nós esbarraram numa prestação indecorosa deste triste exemplar de um certo tipo de capitalismo à portuguesa que corroeu uma boa parte da nossa economia, abalando banca e empresas.

José Berardo gozou ontem com todos nós e fê-lo com uma clara sensação de impunidade que não é compatível com os padrões de exigência ética que queremos para a nossa sociedade. Berardo recebeu centenas de milhões de euros para negócios pouco claros que nunca pagou, o que contrasta com todos os portugueses que são executados nas suas hipotecas e bens quando não honram os seus compromissos.

Mais: utilizou todo o tipo de esquemas para fugir às suas responsabilidades, não tem bens em seu nome, fez uma golpada ainda por explicar em relação à titularidade das obras e dos termos em que estão expostas, padecendo sempre de uma estranha amnésia, quando não esgar de gozo, sempre que foi apanhado nas sucessivas contradições e ocultações.

A sua prestação foi deplorável, deve perder a sua comenda e a justiça tem de actuar com exemplaridade... neste e noutros casos. Os portugueses assim exigem!

06 Mai 2019
Colecção Miró entregue ao Porto

Intervenção na Assembleia Municipal do Porto para valorizar o acordo entre o Governo e a Câmara que permitiu a entrega da colecção Miró à cidade do Porto durante os próximos 25 anos.

A colecção será tutelada por Serralves mediante critérios de interesse público, fruição, itinerância e turismo cultural, com um apoio anual de 100 mil euros por parte da autarquia.

Eis um bom exemplo em que todos os agentes andaram bem mas que só foi possível porque o PS entregou uma providência cautelar para evitar que o anterior Governo vendesse a colecção, como pretendia e tentou até ao limite, e porque o actual Governo decidiu em boa hora entregá-la ao Porto para que a principal instituição de arte contemporânea do país possa cumprir o seu papel.

01 Mai 2019
Primeiro de Maio em Braga

Hoje, em Braga, a celebrar Maio entre camaradas e amigos, numa acção de representação do PS.

Com a Secretária-Geral Adjunta do PS Ana Catarina Mendes, o Presidente da Federação de Braga do PS e deputado Joaquim Barreto, a Secretária Nacional para o Trabalho e Economia Social (e membro da Comissão Permanente) Susana Ramos, o Secretário Nacional para a Organização e deputado Hugo Pires, e a nossa candidata de Braga ao Parlamento Europeu, Isabel Estrada Carvalhais, integrei hoje a delegação do PS que esteve presente nas comemorações do Primeiro de Maio da UGT em Braga, dando força ao movimento sindical e ao diálogo social. Outra delegação socialista com os nossos camaradas Maria Antónia Almeida Santos e Porfírio Silva esteve também presente nas comemorações da CGTP que decorreram à mesma hora em Lisboa.

As confederações sindicais são fundamentais para uma intervenção social que garanta representatividade e articulação dos interesses de todos os trabalhadores. Num tempo de renovada esperança, não esquecemos que temos muitos desafios pela frente na valorização dos salários, na qualidade da contratação, no combate à precariedade e na igualdade salarial entre homens e mulheres.

Precisamos de sindicatos fortes e interventivos que, desde os primórdios das lutas operárias, foram sempre um grande pilar das esquerdas. A luta dos trabalhadores por uma economia mais justa é, hoje e sempre, a luta dos socialistas. Sentimo-nos sempre muito bem entre quem os representa.

Viva o Dia do Trabalhador!