Estive hoje de manhã na inauguração da tão esperada nova ala pediátrica do Hospital de São João, com a presença, entre outros, do nosso Primeiro-Ministro António Costa e da Ministra da Saúde, Marta Temido.
É um dia muito feliz para o Porto, para a região e para todo o SNS, que hoje ganhou um hospital pediátrico com valências ao nível do que melhor existe no mundo.
O projecto concretizou-se em tempo recorde (2 anos) e com regras mais flexíveis para contratação e execução, mas nem por isso menos transparentes: mesmo com a pandemia, a obra foi feita cumprindo prazo e orçamento, sem litigância.
Devemos esta nova ala pediátrica ao esforço de muita gente, desde logo ao extraordinário gestor público que é o Fernando Araújo. Tenho orgulho em ter acompanhando a obra várias vezes no terreno e de me ter associado, sempre, às vozes que nunca deixaram cair este sonho.
Há muitas fotos “oficiais” da cerimónia, que foi simples e emotiva, pelo que deixo simbolicamente este desenho que me deram hoje de manhã, feito pelas crianças de quem nunca desistimos.
Obrigado.

