Apoio à candidatura presidencial de Ana Gomes
Posição de Tiago Barbosa Ribeiro sobre as eleições presidenciais:
Os órgãos do PS deliberaram ontem sobre as eleições presidenciais, não fechando nenhuma orientação de voto e respeitando a liberdade dos nossos militantes e dirigentes apoiarem quem entenderem no campo das candidaturas constitucionais.
O meu voto vai para Ana Gomes.
Em democracia, as eleições tratam de política e não de personalidades. Questões como a defesa do Estado Social, do Serviço Nacional de Saúde, da Escola Pública, da Regionalização, dos direitos sociais e laborais, da relação entre instituições, da defesa de uma Europa liderante num mundo multipolar, entre outras, traduzem alinhamentos nos princípios e diferenças que não se anulam (nem devem anular) entre esquerda e direita. Para mais num contexto de crise social e económica em que o próximo Presidente da República vai exercer o seu mandato.
Ana Gomes, militante do Partido Socialista, já ocupou os mais elevados cargos em representação do nosso partido. Foi eurodeputada durante vários mandatos, membro do Secretariado Nacional, candidata autárquica, entre outros. Notabilizou-se ainda antes disso como diplomata em Jacarta durante o difícil e violento processo de emancipação de Timor-Leste, tendo dado um contributo decisivo para a independência e a paz.
No Parlamento Europeu, a defesa dos direitos humanos foi uma das causas que abraçou com maior determinação e visibilidade, granjeando o respeito dos seus pares. Mais recentemente, de forma mais vocal, o combate à corrupção fê-la ter razão antes do tempo em relação ao que se passava em Angola quando muitos preferiam ignorar. Tem, de resto, um passado de coragem e de militância política ainda antes do 25 de Abril no activismo estudantil, sempre pelos valores da tolerância, da liberdade e da defesa dos que menos têm.
Nem sempre teve razão, como acontece a todos, mas teve-a nos momentos fundamentais de um já longo percurso e projecta valores alinhados com o campo da esquerda plural.
Respeitando todas as opções dos meus camaradas, estas são algumas das razões que me levam a apoiar Ana Gomes e a votar na sua candidatura nas próximas eleições presidenciais.