Audição sobre a sustentabilidade da Segurança Social
28 out 2026
Audição sobre a sustentabilidade da Segurança Social

Tiago Barbosa Ribeiro presidiu, na Assembleia da República, à audição de Jorge Bravo e Carla Castro, autores do estudo sobre a sustentabilidade da Segurança Social, no âmbito dos trabalhos da Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão.

A propósito da audição, o deputado socialista defendeu que a discussão sobre o futuro do sistema deve partir do rigor das contas e do reconhecimento da sua actual solidez financeira, que atribui ao percurso construído pela governação do PS.

Para Tiago Barbosa Ribeiro, essa situação permite encarar o futuro com confiança e continuar a reforçar a protecção social, sem alimentar alarmismos nem colocar em causa os direitos dos trabalhadores e dos pensionistas. A sustentabilidade do sistema público deve constituir uma base para garantir pensões dignas e responder às necessidades das próximas gerações.

«O meu pacto de regime, e o do Partido Socialista, é com os pensionistas que trabalharam uma vida inteira e com aqueles que trabalham hoje para construir o seu futuro», afirmou.

O Presidente da Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão sublinhou ainda a importância de preservar o compromisso entre gerações que sustenta a Segurança Social pública, conciliando a responsabilidade financeira com a sua missão de protecção.

«Garantir a sustentabilidade da Segurança Social pública não pode significar abdicar da sua missão fundamental: proteger as pessoas, assegurar pensões dignas e dar confiança às novas gerações», defendeu.

partilhar