Tiago Barbosa Ribeiro foi um dos deputados socialistas que votou a favor da proibição de quaisquer financiamentos públicos, directos ou indirectos, à actividade tauromáquica. Cerca de 30 deputados socialistas acompanharam este sentido de voto (número variável consoante o projecto), divergindo assim da orientação que tinha sido indicada pela bancada. Tiago Barbosa Ribeiro votou favoravelmente todos os projectos.
A votação dos cinco projectos que pretendiam o fim das ajudas do Estado às touradas voltou a demonstrar que existe um crescente número de deputados que não se revêem neste espectáculo de violência contra animais, pugnando pelo seu fim.
Porém, mesmo para aqueles que sempre estiveram contra as touradas - como Tiago Barbosa Ribeiro, que desde 2015 tem votado sempre pela abolição das touradas, votando igualmente projectos que as mitiguem - a questão hoje resumia-se a impedir que o Estado, através das autarquias, continuasse a promover com o dinheiro dos nossos impostos uma actividade baseada na crueldade e na violência contra animais. Gastar dinheiro dos contribuintes em touradas, para mais no contexto de crise que vivemos, está longe de corresponder às prioridades dos portugueses e às necessidades prementes do país.
As sociedades evoluem nas suas práticas e é hoje cada vez mais evidente que o tratamento que os animais têm nas touradas não é compaginável com os avanços legislativos dos últimos anos, incluindo o novo estatuto jurídico dos animais, nem tão pouco com os progressos - éticos e científicos - que têm levado a uma maior consciência crítica em relação à forma como tratamos os animais e, por isso, ao fecho de várias praças de touros em todo o país.
Dezenas de deputados socialistas demonstraram hoje que estarão alinhados com esse rumo e projectos desta natureza vão continuar a merecer o seu apoio.