Juntos contra o racismo
17 Fev 2020
Juntos contra o racismo

Dirigentes e deputados de vários partidos condenaram os insultos dirigidos ao jogador Marega, do Futebol Clube do Porto, durante um jogo de futebol em Guimarães.

Recorde-se que o avançado Marega pediu para ser substituído, ao minuto 71 do jogo da 21.ª jornada da I Liga, entre o FC Porto e o Vitória de Guimarães, por ter ouvido cânticos racistas dos adeptos da formação vimaranense. Os colegas tentaram demovê-lo, mas Marega manteve-se irredutível na decisão. Depois de pedir a substituição, o jogador maliano apontou para as bancadas do recinto vimaranense, com os polegares para baixo, e saiu do relvado visivelmente consternado numa situação que originou uma interrupção de cerca de cinco minutos.

Deputados de todos os partidos, à excepção do partido de extrema-direita que tem um deputado único, condenaram este episódio inédito no desporto português. Tiago Barbosa Ribeiro considerou que «a ofensiva racista contra Marega em Guimarães, obrigando à saída do jogador, cobre de vergonha o futebol português.»

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, pediu uma condenação unânime do parlamento, «sem ambiguidades», em relação aos insultos racistas de que foi vítima o futebolista.  «É hora de dizer basta a este tipo de comportamento intolerável, seja num estádio de futebol, numa escola ou em qualquer lugar. Perante este triste episódio, todos somos convocados para um combate sem tréguas ao racismo, sem o qual não é possível viver numa sociedade decente», declarou.

O Partido Socialista anunciou que irá apresentar ainda um voto de condenação na Assembleia da República.

partilhar