Foi hoje submetido na Assembleia da República um Projecto de Lei de alteração do regime específico de reparação de danos de acidentes de trabalho dos praticantes desportivos, que tem como um dos primeiros subscritores Tiago Barbosa Ribeiro.
A proposta, que teve o impulso do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, resulta de um esforço conjunto de várias entidades e assume-se como uma solução justa e equilibrada, tendo um enorme impacto nos clubes e nos jogadores, tendo já recebido o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, do Sindicato dos Jogadores e de vários clubes nacionais, incluindo os designados três grandes.
A alteração legislativa agora proposta permitirá um ajustamento, por temporada, de cerca de 40 por cento no valor pago pelas Sociedades Desportivas, permitindo uma poupança superior a 9 milhões de euros, garantindo a manutenção das coberturas justas e adequadas aos jogadores profissionais.
A sua aprovação contribuirá, de forma significativa, para a competitividade financeira dos clubes portugueses, eliminando uma distorção que representa, hoje, uma clara desvantagem competitiva face a outras ligas e clubes europeus.