Petição contra a anexação da Cisjordânia
01 Jul 2020
Petição contra a anexação da Cisjordânia

Mensagem de Tiago Barbosa RIbeiro no âmbito da subscrição de uma petição que conta com mais de um milhar de parlamentares europeus contra a anexação da Cisjordânia:

«Enquanto o mundo combate uma pandemia, há quem se aproveite para semear a iniquidade no Médio Oriente.

Sou desde sempre partidário da solução dos dois Estados e não tenho nenhuma atitude pavloviana sobre o conflito israelo-árabe, adoptando muitas vezes posições consideradas minoritárias no meu campo político.

Isso não me incomoda, mas talvez esteja especialmente à vontade para condenar o inaceitável plano de anexação da Cisjordânia e do Vale Jordão que foi apresentado pelo extremista Netanyahu e tem o apoio de Trump. Este plano merece a oposição de uma boa parte da sociedade israelita, que não podemos confundir com os seus dirigentes.

Associei-me por isso a uma petição internacional com mais de mil deputados e eurodeputados, condenando sem reservas esta política incendiária e agressiva. A petição é promovida por Avraham Burg e outras proeminentes figuras israelitas. O senhor Burg foi presidente do Knesset (e presidente interino de Israel em 2000) e é um amigo dos socialistas europeus.

Ele e outros como ele demonstram que é possível trabalhar por um futuro de coexistência pacífica, merecendo todo o nosso apoio.»

partilhar