O Grupo Parlamentar do PS recebeu uma delegação da CGTP com a presença do seu Secretário-Geral, Arménio Carlos, do Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte e da trabalhadora Cristina Tavares da empresa «Fernando Couto» em Santa Maria da Feira.
Os parlamentares socialistas na audiência, Tiago Barbosa Ribeiro e Wanda Guimarães, tiveram oportunidade de aprofundar o caso intolerárvel desta trabalhadora que, após exercer os seus direitos parentais para acompanhamento do filho, começou a ser vítima de um autêntico bullying laboral. Após uma reintegração já ordenada pelo tribunal, que deu como provada a ilicitude do comportamento da empresa, a trabalhadora foi novamente despedida pela segunda vez em dois anos.
Tal como consta dos autos da Autoridade para as Condições do Trabalho, que já aplicou várias multas de elevado montante à empresa, estamos perante uma multiplicidade de actos de assédio, humilhação, imposição de trabalho improdutivo e à ofensa à dignidade da trabalhadora, que se encontra numa situação muito difícil.
O Grupo Parlamentar do PS já tinha questionado a ACT sobre este problema e, em diálogo com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, acompanha com enorme preocupação este caso.
O Coordenador dos deputados do PS nesta área, Tiago Barbosa Ribeiro, expressou a «solidariedade com a Cristina Tavares e apelou a uma acção firme por parte das autoridades num caso que atenta de forma especialmente violenta contra direitos básicos de uma trabalhadora, mulher e mãe». Salientando que o enquadramento do combate ao assédio laboral já foi reforçado nesta legislatura, Tiago Barbosa Ribeiro apelou a uma posição pública de repúdio por parte da APCOR, a associação patronal do sector corticeiro, pois «casos isolados como este colocam em causa a imagem de todo um sector que é globalmente cumpridor e respeitador dos direitos laborais».
O Grupo Parlamentar do PS irá continuar a acompanhar esta situação com a máxima atenção e preocupação.