PS disponível para regulamentar trabalhadores de call center
24 Jan 2019
PS disponível para regulamentar trabalhadores de call center

No âmbito de uma petição do Sindicato dos Trabalhadores de Call Centers, o PS, pela voz de Tiago Barbosa Ribeiro, mostrou-se esta quinta-feira disponível para regulamentar esta profissão. A petição, subscrita por 4780 pessoas, pede que se regulamente esta actividade profissional no sentido de ser considerada como profissão de desgaste rápido e foi discutida nesta tarde no Parlamento.

Todos os partidos admitiram a especial penosidade e a precariedade de que são alvo os trabalhadores dos centros de atendimento telefónico. O socialista Tiago Barbosa Ribeiro, que disse ter sido também trabalhador de call center quando era estudante, lembrou que estes abrangem hoje todas as áreas da economia portuguesa, e recordou uma lista de problemas que afecta esta profissão: dos turnos constantes ao assédio, ritmos de trabalho intensos com poucas ou nenhumas pausas, em espaços fechado, com ruído e más condições, problemas ergonómicos, tendinites e burnout, precariedade, baixos salários. Ao mesmo tempo que o volume de negócios do sector triplicou entre 2016 e 2017 para os quase 300 milhões de euros, o salário médio baixou 23 euros, descreveu o deputado.

«O estatuto de desgaste rápido merece debate mais amplo em negociação colectiva», defendeu, antes de prometer que o PS manterá o dossier aberto.

Intervenção neste link.

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