O Partido Socialista propôs, hoje, na reunião da Câmara Municipal do Porto, que a autarquia promova todas as diligências necessárias para a salvaguarda dos painéis do café Embaixador, da autoria de Martins da Costa.
Como é público, foi recentemente anunciado o encerramento de mais um café histórico na baixa do Porto, o Embaixador, que estava em funcionamento há 65 anos.
O interior do café está decorado com painéis, em cavan, de Martins da Costa (1921-2005), pintor, professor e ceramista, desde sempre ligado à Escola de Belas Artes do Porto, tendo recebido ao longo de toda a sua vida importantes prémios e distinções.
«Para além das questões suscitadas pelo fecho de espaços comerciais emblemáticos da cidade e do despedimento de vários trabalhadores, o encerramento deste café e a sua previsível transformação coloca questões de preservação do património», afirma o vereador do PS, Tiago Barbosa Ribeiro.
Procurando preservar os painéis de Martins da Costa e atendendo ao fecho e previsível transformação do espaço, Tiago Barbosa Ribeiro, afirma que «a preservação deste património pode incluir a sua compra, de modo que seja disponibilizado num espaço público da cidade».
O PS Porto recomenda ainda que esta situação sirva para promover o levantamento deste tipo de património na cidade, nomeadamente outros painéis de Martins da Costa no café Garça Real e o notável mural de Abel Salazar no antigo café Rialto que se encontra atualmente entaipado.
A proposta foi aprovada por unanimidade, reunindo, assim, apoio de todas as forças políticas representadas no Executivo Municipal.