O PS quer que a Câmara do Porto altere a toponímia da Alameda das Antas para «Alameda Jorge Nuno Pinto da Costa», de forma a eternizar o nome do antigo presidente do F. C. Porto «num espaço emblemático para o clube e para a cidade».
Na proposta, o vereador do PS na Câmara do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, sugere a alteração da toponímia da Alameda das Antas, situada nas imediações do estádio e popularmente conhecida como Alameda do Dragão.
«A Alameda é um local profundamente simbólico e representativo do universo portista, mas também da obra física dos mandatos de Pinto da Costa», assinala o socialista.
Para o PS, a Alameda das Antas deve «perpetuar a memória do homem que mais contribuiu para a grandeza do F. C. Porto e para a elevação do nome da cidade».
Além da alteração da toponímia, o PS propõe que o município expresse, mais uma vez, «o reconhecimento e homenagem» ao antigo presidente do F. C. Porto «pelo inestimável contributo para o desporto e para a projecção da cidade e da região».
«O seu legado transcende o futebol, sendo uma figura incontornável na afirmação da cidade do Porto e da região Norte, representando valores de resiliência, ambição e identidade portuense, pelos quais também recebeu a Medalha de Honra da cidade», relembra o PS, que irá apresentar a proposta na reunião pública do executivo agendada para segunda-feira.
O ex-presidente do F. C. Porto, Pinto da Costa, que se tornou o dirigente mais titulado e de maior longevidade no futebol mundial, entre 1982 e 2024, faleceu no sábado, aos 87 anos, vítima de cancro.
Empossado pela primeira vez a 23 de Abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, conduzindo o F. C. Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades – 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.
Texto completo da proposta
PROPOSTA DE RECOMENDAÇÃO
Pela alteração toponímica da «Alameda das Antas», popularmente designada por Alameda do Dragão, para «Alameda Jorge Nuno Pinto da Costa»
Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa foi uma das personalidades mais marcantes da história da cidade do Porto e do desporto português. Enquanto presidente do Futebol Clube do Porto durante mais de quatro décadas, elevou o clube a um patamar de excelência nacional e internacional, transformando-o numa das maiores instituições desportivas da Europa e projectando o nome da cidade.
O seu legado transcende o futebol, sendo uma figura incontornável da afirmação da cidade do Porto e da região Norte, representando valores de resiliência, ambição e identidade portuense, pelos quais também recebeu a Medalha de Honra da cidade.
O seu falecimento gerou uma imensa comoção popular, com milhares de portuenses a prestarem homenagem àquele que foi, para muitos, o maior dirigente desportivo português de sempre. A cidade do Porto deve reconhecer aqueles que, pelo seu mérito, dedicação e trabalho, contribuíram de forma extraordinária para a sua projecção e desenvolvimento. A importância do legado de Pinto da Costa ficou bem expressa nas suas cerimónias fúnebres, mas também na dimensão institucional da declaração de luto municipal.
Neste contexto, a Alameda das Antas, popularmente designada por Alameda do Dragão, via que conduz ao Estádio do Dragão, é um local profundamente simbólico e representativo do universo portista, mas também da obra física dos mandatos de Pinto da Costa. É precisamente esta Alameda, onde de resto residiu nos seus últimos anos de vida, que deve perpetuar a memória do homem que mais contribuiu para a grandeza do FC Porto e para a elevação do nome da cidade.
Assim, o Partido Socialista propõe que a Câmara Municipal do Porto, reunida em sessão pública ordinária no dia 24 de Fevereiro de 2025:
1. Expresse uma vez mais, publicamente, o reconhecimento e homenagem da cidade do Porto a Jorge Nuno Pinto da Costa, pelo seu inestimável contributo para o desporto e para a projecção da cidade e da região Norte.
2. Recomendar a alteração toponímica da Alameda das Antas, popularmente designada por Alameda do Dragão, para «Alameda Jorge Nuno Pinto da Costa», de forma a eternizar o seu nome num espaço emblemático para o clube e para a cidade.
3. Solicitar aos serviços municipais competentes o início do processo de alteração toponímica.
4. Dar conhecimento desta recomendação à família de Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa e à instituição Futebol Clube do Porto.
Algumas notícias
- PS propõe à Câmara do Porto que Alameda das Antas passe a ter o nome de Pinto da Costa
- PS Porto propõe alteração de "Alameda do Dragão" para "Alameda Jorge Nuno Pinto da Costa"
- PS propõe à Câmara do Porto que Alameda das Antas passe a ter o nome de Pinto da Costa
- PS propõe à Câmara do Porto que Alameda das Antas passe a ter o nome de Pinto da Costa - Porto Canal
- PS propõe que Alameda das Antas passe a ter o nome de Pinto da Costa
- Veja o documento que propõe mudar o nome da Alameda do Dragão para Alameda Jorge Nuno Pinto da Costa
- Alameda das Antas pode passar a chamar-se Alameda Pinto da Costa
- PS recomenda renomeação da Alameda das Antas em homenagem a Pinto da Costa