O Partido Socialista leva à próxima reunião do executivo da Câmara Municipal do Porto uma proposta para restituir a Provedoria do Inquilino Municipal e a Provedoria do Cidadão com Deficiência.
Na proposta de recomendação, Tiago Barbosa Ribeiro, vereador do PS, afirma que “as provedorias municipais são instrumentos importantes para reforçar a relação dos munícipes com as autarquias, melhorando o serviço público e alargando o espaço de intervenção da cidadania, orientando sugestões, propostas, críticas e reclamações”.
O PS recorda que no passado, a Provedoria do Inquilino Municipal e a Provedoria Municipal do Cidadão com Deficiência “funcionaram de forma autónoma sob a égide de personalidades de reconhecido mérito, cujo trabalho foi fundamental para agilizar temas nas suas áreas de competência, melhorar a ligação da autarquia à comunidade e obter melhorias concretas na vida dos munícipes. A sua extinção levou a uma redução das questões apresentadas nestas áreas, que se diluíram na Provedoria do Munícipe”.
Segundo o vereador socialista, “a existência de um Provedor do Munícipe não exclui, antes complementa, o espaço de intervenção de provedorias dedicadas a temas, áreas ou cidadãos que, pela natureza das questões e competências abordadas, beneficiam de um trabalho mais próximo na articulação com os diferentes pelouros e serviços da autarquia”.