Vários deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral do Porto, entre os quais Tiago Barbosa Ribeiro, dirigiram uma questão ao Governo a propósito das más condições na Escola EB2/3 D. António Ferreira Gomes, em Ermesinde.
Conforme se pode ler na questão, os deputados socialistas constataram que «chove na escola em diversos locais. Durante o Inverno passado, a água que entrou foi de tal intensidade que ocorreram curtos circuitos nos quadros da luz. Esta situação foi comunicada de imediato ao Agrupamento de Escolas de Ermesinde, que solicitou a intervenção por parte da DGEstE. Essa intervenção chegou durante o período de férias escolares, mas limitou-se à limpeza do telhado (remoção de lixo aí existente). O problema não foi resolvido, uma vez que continua a chover dentro da escola, os vidros continuam partidos e as fendas que permanecem.»
Por outro lado, prosseguem os deputados, «a Escola também está com graves problemas ao nível dos estores e do funcionamento de algumas janelas. A situação agrava-se diariamente, obrigando ao fecho de salas, corredores, biblioteca e outros locais. Os problemas existentes agravam-se com tempo e põem em risco todos os utentes, em particular os alunos, professores, auxiliares de educação e toda a comunidade escolar em geral.»
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, os deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral do Porto questionam o Ministério da Educação sobre as medidas para mitigar este problema no imediato, bem como um calendário de obras estruturais no edifício.