Decorreu hoje de manhã uma reunião, na Federação Distrital do Porto do PS, com as organizações representativas dos trabalhadores da Petrogal (Comissão de Trabalhadores e sindicatos), com a presença de Tiago Barbosa Ribeiro, Manuel Pizarro (eurodeputado, presidente da Federação Distrital do Porto do PS), Isabel Santos (eurodeputada) e Joana Lima (deputada, coordenadora dos deputados do PS do distrito do Porto).
O PS do distrito do Porto está a acompanhar com muita atenção a questão do anunciado fecho da refinaria e todas as suas implicações. É fundamental que este processo seja feito com diálogo entre todas as partes, o que não tem acontecido com a amplitude necessária, e que seja dada toda a prioridade ao apoio social aos trabalhadores. É impensável que uma empresa com os lucros milionários da Galp não o faça. A autarquia de Matosinhos tem também de ser envolvida de forma mais activa, respeitando o seu papel.
Os eurodeputados socialistas salientaram o papel do Fundo para a Transição Justa para apoiar este processo e sabemos que o Governo acompanha com atenção esta matéria.
Os deputados do PS também já deram entrada de um requerimento na Assembleia da República para ouvirem todas as partes e obterem as garantias de que não abdicarão enquanto eleitos pelo círculo do Porto.
Os socialistas do Porto mantêm este tema no topo das suas prioridades.