A Concelhia do PS Porto aprovou uma moção que defende a reversão da extinção de freguesias do Porto e a valorização da sua identidade histórica no respeito pelas populações. A moção foi aprovada por unanimidade na primeira reunião da nova Comissão Política Concelhia e evidencia o apoio dos socialistas portuenses a este processo.
Para o Presidente da Concelhia do PS Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, «é entendimento do PS Porto que não deve voltar a ficar tudo como estava, mas não pode ficar tudo como está. Temos de aproveitar os próximos meses para, com o mais amplo consenso possível, termos um novo mapa a tempo das autárquicas de 2021 que ultrapasse os problemas que a designada reforma administrativa veio criar, sem ganhos nem poupanças».
Com efeito, os estudos disponíveis e citados na moção demonstram que a reforma não trouxe ganhos de eficiência, ao mesmo tempo que prejudicou a capacidade do poder local democrático trabalhar ao serviço das populações.
O PS Porto sempre contestou esta reforma e pretende agora dar visibilidade às muitas críticas que a fusão das freguesias continua a suscitar, em especial no centro histórico da cidade, encetando as diligências necessárias para que sejam concretizadas mudanças junto do Governo, da Assembleia da República e dos órgãos municipais, com diálogo entre todas as forças.
A moção pode ser consultada neste link.
Algumas notícias
- PS Porto pede reversão do processo de extinção de freguesias na cidade (vídeo)
- Vídeo para partilha no Facebook
- PS quer reversão da extinção de freguesias do Porto mas a proposta não é consensual
- PS/Porto quer a reversão do processo de extinção das freguesias da cidade