Tiago Barbosa Ribeiro reuniu no Porto com um conjunto de trabalhadores da Soares da Costa e questionou o Governo sobre a sua situação.
Situação dos trabalhadores da empresa Soares da Costa
O Partido Socialista reuniu com um conjunto de trabalhadores da empresa Sociedade de Construções Soares da Costa, SA, que expuseram a difícil situação em que se encontram desde há anos.
Segundo o que nos foi transmitido, a empresa não está a cumprir o PER homologado e, entre várias situações de elevada gravidade que nos foram descritas, existem sucessivos salários em atraso e suspensões não fundamentadas de contratos de trabalho.
Em desrespeito pelas decisões do PER e da legislação em vigor, a empresa também efectua pagamentos que não correspondem ao rateio do montante disponível, na proporção das respectivas retribuições, a todos os trabalhadores.
Várias destas denúncias têm vindo a ser enviadas às autoridades competentes, incluindo à ACT, mas sem aparentes consequências para a empresa nem para a resolução dos problemas destes trabalhadores.
Nesse sentido, face ao acima exposto, ao abrigo do disposto na alínea d), do artigo 156º da CRP e da alínea d), do nº 1, do artigo 4º do RAR, vimos colocar ao Governo, através da Senhora Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, as seguintes questões: