Tiago Barbosa Ribeiro contra redução no IVA das touradas
28 Nov 2018
Tiago Barbosa Ribeiro contra redução no IVA das touradas

Tal como tinha previamente anunciado, Tiago Barbosa Ribeiro foi um dos deputados do PS que votaram contra a proposta da própria bancada socialista para baixar o IVA para os espectáculos tauromáquicos no Orçamento do Estado para 2019. 

A proposta teve o voto contra de 40 deputados do PS, que assim praticamente dividiram a bancada ao meio.

Recorde-se que o Primeiro-Ministro António Costa manifestou-se «surpreendido» pela proposta da bancada e anunciou que, se tivesse direito de voto como deputado, votaria contra.

A redução do IVA nas touradas para os 6% foi aprovada ontem na comissão especializada de finanças e confirmada esta quarta-feira durante a votação das avocações, feitas em Plenário, com os votos do PSD, CDS e PCP.

Estas propostas foram, aliás, votadas em conjunto depois de PSD e CDS teram alterado os seus diplomas, aproximando-os da proposta do PCP.Assim, as entradas em espectáculos de canto, dança, música, teatro, cinema, tauromaquia e circo passam a ter IVA a 6%.

Tiago Barbosa Ribeiro considera «incompreensível» que um espectáculo desta natureza seja beneficiando em sede de IVA e equiparado a um bem essencial para a população portuguesa, reiterando no entanto que as dezenas de deputados do PS que votaram contra são um bom sinal para que este espectáculo de violência bruta contra animais seja progressivamente limitado - e erradicado - no futuro.

partilhar