O deputado do PS à Assembleia da República Tiago Barbosa Ribeiro tomou posse, quarta-feira, como presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Caberá a esta comissão analisar os últimos 13 anos de gestão da instituição, mediante uma investigação às decisões de gestão estratégica e financeira da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), no intuito de apurar responsabilidades políticas.
Na presidência desta comissão, Tiago Barbosa Ribeiro assegurará o curso dos trabalhos até à elaboração e apresentação ao Parlamento de um relatório, no prazo máximo de 180 dias.
A CPI à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa deverá também escrutinar a veracidade das acusações relacionadas com as polémicas demissões e nomeações levadas a efeito na provedoria da SCML pelo actual Governo da AD.
Em análise estarão igualmente alegações contra a gestão da anterior mesa da SCML, particularmente sobre a degradação da situação financeira da instituição, os riscos da sua insustentabilidade e a aposta na internacionalização.
A comissão presidida pelo parlamentar socialista eleito pelo círculo do Porto, terá ainda de aferir sobre uma pretensa redução da atividade de ação social da instituição em território nacional. Designada de 16.ª comissão, a CPI à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é composta por 25 membros: sete deputados do PS e do PSD, quatro deputados do Chega, dois deputados da Iniciativa Liberal e um deputado do BE, PCP, Livre e PAN.
Fotografias da tomada de posse nesta ligação.
Algumas notícias (notícias completas na área de imprensa do site)
- Tiago Barbosa Ribeiro indicado pelo PS para presidir à comissão de inquérito da Santa Casa
- Tiago Barbosa Ribeiro preside CPI à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
- Responsabilização de provedores e da tutela desde 2011 vai ocupar CPI por seis meses
- Vem aí a Comissão de Inquérito à Santa Casa: eis 5 temas quentes que vão agitar o debate
- Chegou a Comissão de Inquérito à Santa Casa: o que se sabe até agora?
- Vai começar a comissão de inquérito à Santa Casa. O que quer descobrir e quem vai chamar?
- Investigação à Santa Casa declarada como complexa
- CPI à Santa Casa. Aguiar Branco pede seriedade e celeridade
- CPI à Santa Casa: Aguiar-Branco diz que "ninguém tem de ter medo de vir ao Parlamento"