Vídeo: encerramento de debate sobre sistema de pensões
11 Abr 2018

«Nós temos mostrado que é possível fazer melhor e que é possível fazer diferente» afirmou Tiago Barbosa Ribeiro no final do debate desta tarde sobre o projecto de lei do BE que visava a revisão do regime de reformas antecipadas.

Na intervenção em nome do PS, Tiago Barbosa Ribeiro advertiu o BE e o PCP que o sistema público de Segurança Social tem de ser sustentável financeiramente e que eventuais dúvidas abrem a porta às aspirações de privatização da direita.

«A sustentabilidade é essencial para defendermos a integridade do sistema público de Segurança Social. O pior que poderíamos fazer era pôr a despesa com pensões a crescer mais do que as contribuições», declarou.

Em matéria de longas carreiras contributivas, Tiago Barbosa Ribeiro deixou também a mensagem de que se mantém o processo negocial no quadro da atual maioria de esquerda, mas, ao mesmo tempo, observou que este ainda não é o momento para se abrirem as negociações do Orçamento do próximo ano.

«Não aceleramos nenhum debate, nem isolamos qualquer contributo para os objetivos a que nos propomos. Também não abrimos hoje o debate sobre o Orçamento do Estado para 2019», afirmou.

Ainda segundo o coordenador da bancada do PS para as questões laborais, o Governo «pode ser acusado de muita coisa, mas nunca de imobilismo e, certamente, nunca de falta de contributos para as convergências necessárias».

«Vamos prosseguir este rumo, sabemos o que queremos para atingir os objectivos na Segurança Social: temos de melhorar a proteção social e a sustentabilidade, assegurando a credibilidade de todo o sistema. Queremos continuar a garantir que aquilo que pagamos hoje vamos poder pagar daqui a 10 ou 20 anos», salientou o deputado do PS, antes de deixar um aviso às restantes bancadas da esquerda parlamentar.

«Se nós perdermos a batalha da sustentabilidade na despesa estrutural, vamos certamente perder a batalha da Segurança Social pública e universal. Então vamos abrir a porta às velhas aspirações da direita - aspirações que rejeitamos e combatemos», declarou.

partilhar