Voto de pesar pelo falecimento de Fernando Gomes
27 Nov 2022
Voto de pesar pelo falecimento de Fernando Gomes

Tiago Barbosa Ribeiro apresentou na Assembleia da República um voto de pesar pelo falecimento de Fernando Gomes, subscrito por vários deputados do PS, que foi aprovado por unanimidade por todos os partidos.

 

Voto de pesar pelo falecimento de Fernando Gomes

Faleceu no passado dia 26 de Novembro, aos 66 anos, Fernando Gomes, figura maior do futebol português e, em particular, do Futebol Clube do Porto, o seu clube do coração, sobre o qual afirmou: «O meu sonho era jogar no FC Porto. Tudo o resto veio por acréscimo».

Fernando Gomes foi um dos maiores futebolistas da história do futebol português, tendo uma carreira recheada de êxitos e recordes ao serviço dos clubes que representou, bem como da selecção portuguesa.

Natural da cidade do Porto, Fernando Gomes nasceu a 22 de Novembro de 1956, tendo representado os Futebol Clube do Porto durante 13 épocas, como jogador e em dois períodos distintos, e duas temporadas no Sporting Clube de Portugal. Esteve ainda duas temporadas em Espanha, no Real Sporting de Gijón, que em 1980 bateu o recorde de transferências para garantir o avançado. Era actualmente dirigente do Futebol Clube do Porto, tendo assumido ao longo dos últimos anos responsabilidades ao nível do scouting e da formação.

Fernando Gomes foi um dos mais bem-sucedidos futebolistas portugueses, sendo reconhecido por todos.

Fernando Gomes foi o melhor marcador da história do Futebol Clube do Porto, oficialmente com 355 golos, tendo sido por seis vezes o melhor marcador do campeonato português. Conquistou, entre outros, cinco títulos de campeão nacional. Foi por duas vezes o melhor marcador da Europa, recebendo a Bota de Ouro em 1983 e 1985, assumindo desde então a carinhosa alcunha de «bibota». Ao serviço do Futebol Clube do Porto, conquistou ainda a Taça dos Campeões Europeus e a Taça Intercontinental em 1987. Em 1988, conquistou a Supertaça Europeia.

Ao serviço do Sporting Clube de Portugal, durante duas épocas, Fernando Gomes apontou 38 golos.

Fernando Gomes representou a Selecção Nacional por 47 vezes, marcando 13 golos, estando presente no regresso de Portugal aos grandes palcos internacionais no Europeu de 1984 em França e no Mundial de 1986 no México.

O seu notável contributo para a afirmação do futebol português perdurará na história.

Reunida em sessão plenária em 2 de Dezembro de 2022, a Assembleia da República manifesta o seu profundo pesar pela morte de Fernando Gomes, apresentando as mais sentidas condolências aos seus familiares, amigos e ao Futebol Clube do Porto.

partilhar