Este site pretende ser uma plataforma de transparência e de escrutínio do trabalho parlamentar, mas também de abertura e de proximidade com todos os cidadãos, possibilitando o acompanhamento dinâmico das principais actividades e funções exercidas por Tiago Barbosa Ribeiro na Assembleia da República, incluindo notícias, clipping, vídeos e outros elementos. O site foi lançado em Junho de 2019 e progressivamente serão carregados todos os conteúdos desde o início da XIII Legislatura em 2015 (esta informação manter-se-á enquanto esse trabalho prosseguir).

Percurso

Tiago Barbosa Ribeiro é natural do Porto, cidade onde nasceu em 1983 e vive desde sempre.

Deputado do Partido Socialista na XIII e na XIV Legislaturas, eleito pelo círculo eleitoral do Porto.

É Coordenador dos Deputados Socialistas na Comissão de Trabalho e Segurança Social na Assembleia da República, tendo sido reeleito no actual mandato (2019-2013) para esta função que também exerceu no Grupo Parlamentar do PS entre 2015 e 2019. Integrou, entre outros, o Grupo de Trabalho de Combate à Precariedade criado no âmbito dos acordos com BE, PCP e PEV para a solução de Governo na XIII Legislatura, o Grupo de Trabalho para a revisão das Leis Laborais e outros grupos de trabalho sectoriais. Tem representado o Grupo Parlamentar do PS em diferentes fóruns e organizações relacionadas com a área do Trabalho, tendo integrado a delegação parlamentar que participou em 2016 na 105.ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho em Genebra.

Entre os outros temas que também tem acompanhado, destacam-se iniciativas em áreas como a Europa, os Direitos Humanos, a Regulação, a Coesão Regional e a denúncia do centralismo.

Fez parte da Comissão Permanente da Assembleia da República. É membro suplente da Comissão de Assuntos Europeus e já foi membro da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa. Participou na Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à Gestão do Banco. Integra, como membro suplente, a Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a Assembleia Parlamentar da NATO. Faz parte dos Grupos Parlamentares de Amizade Portugal-Egipto, Portugal-Argélia, Portugal-Uruguai (vice-presidente) e Portugal-Cuba. Anualmente participa no «Parlamento dos Jovens», com sessões em escolas. 

Em 2020 foi eleito membro da Comissão Eventual da Assembleia da República para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença COVID-19 e do processo de recuperação económica e social.

É licenciado em Sociologia com especialização (seminário de investigação, pré-Bolonha) em Trabalho e Organizações pela Universidade do Porto, pós-graduado em Gestão pela Universidade do Porto (Curso Geral de Gestão, Porto Business School) e encontra-se a frequentar o Mestrado em Economia e Políticas Públicas no ISEG (Universidade de Lisboa). Tem outras formações complementares com incidência nestas áreas.

É quadro superior de uma das maiores empresas industriais nos seus sectores de actividade, onde teve responsabilidade em Portugal e internacionalmente (em particular nas regiões do Magrebe, África Austral e América Latina), encontrando-se em regime de licença sem vencimento para exercício de funções públicas em regime de exclusividade.

Paralelamente à sua actividade profissional, mantém desde sempre intensa participação cívica e política. Exerceu funções associativas e já colaborou com diferentes instituições do Porto. Esteve ligado a diferentes movimentos cívicos de âmbito local e nacional. Teve responsabilidades nos «Jovens pelo Sim» pela despenalização da IVG. Foi dirigente da JS a nível concelhio, distrital e nacional, tendo liderado as estruturas concelhia e distrital da JS no Porto e integrado o Secretariado Nacional (direcção nacional) da JS durante dois mandatos. Em 2015 tornou-se no mais jovem Presidente da Concelhia do Partido Socialista do Porto, cargo que ocupou até 2018. É membro da Comissão Política Nacional do PS desde 2018 e da Comissão Política Federativa do PS Porto. Entre 2018 e 2020 exerceu o cargo de Presidente da Mesa da Comissão Política Concelhia do PS Porto. Em 2019 foi o director de campanha do PS para as eleições legislativas no distrito do Porto, que o PS ganhou (eleição de 17 deputados e vitória em 14 dos 18 concelhos). Em 2020 foi eleito Presidente da Concelhia do PS Porto com uma expressiva mobilização eleitoral. 

Participa activamente nos órgãos autárquicos da cidade do Porto, tendo já tido experiência em diferentes níveis de poder local. Foi membro da Assembleia de Freguesia do Bonfim e deputado municipal entre 2009 e 2013, tendo integrado a direcção da bancada do PS na Assembleia Municipal do Porto. Em 2013 ingressou como Vereador na lista do PS à Câmara Municipal do Porto. Em 2017, foi eleito novamente deputado à Assembleia Municipal do Porto.

Para além da intervenção cívica e política, a nível associativo é membro do Conselho Superior do Futebol Clube do Porto.

É co-autor das obras «Onde Pára o Estado? Políticas Públicas em Tempo de Crise» e «Trabalho Igual, Salário Diferente», tendo participação regular em conferências, debates e na imprensa, bem como vários artigos em publicações periódicas, jornais e revistas.